Dicas Manicures Iniciantes

A importância da Esterilização

Oioi meninas, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar da importância de esterilizar nossos equipamentos de trabalho, afinal trabalhamos com materiais perfuro cortantes e estamos expostas a vírus e bactérias diariamente.

O Brasil é considerado o terceiro maior mercado em produtos e serviço de beleza e devido a isso, a Anvisa exige algumas regras para evitar contaminações e doenças nos estabelecimentos. Mas por quê é tão importante esterilizar os equipamentos? Será que limpar os materiais com álcool mata as bactérias e os vírus? Infelizmente não. O vírus da hepatite por exemplo vive por até quatro dias, ou seja limpar seu alicate com álcool não mata. Alguns vírus e bactérias só morrem quando ficam expostos a alta temperatura e por um tempo determinado.

Para realizar o processo de esterilização é necessário ter uma Autoclave ou Estufa. A Autoclave é uma máquina que é cem por cento garantido a esterilização dos materiais de manicure, pois ela trava e isso impede que seja aberta antes de terminar o processo. Ela atinge 121’C e o tempo para o processo ser realizado é de quarenta minutos.

A Estufa é uma máquina que foi “proibida” pela Anvisa devido ao uso incorreto pois ela não tem uma trava de segurança e isso faz com que seja aberta durante o processo de esterilização, o que torna ele ineficaz. Mas ainda sim é possível usar caso você tenha um salão de pequeno porte. Ela atinge 180’C e o tempo para o processo ser realizado é de duas horas.

Nenhum outro método de esterilização como por exemplo, panela de pressão, forno elétrico é autorizado pela Anvisa pois eles não garantem a total esterilização. Antes de colocar os materiais para esterilizar é preciso lavar com uma escova para remover qualquer resíduo e utilizar sabão antibactericida e água corrente.

É de extrema importância você ter essa consciência e esterilizar seus materiais de trabalho para evitar qualquer tipo de contaminação, seja ela uma micose, hepatite, Aids ou até mesmo alguma alergia que uma pessoa possa ter. Tenha sempre cuidado ao manusear os equipamentos e trabalhe sempre com luvas, afinal podemos ter contato direto com sangue a qualquer momento. Oriente sempre a sua cliente a ter o kit de manicure dela, assim evitará qualquer tipo de contaminação.

Se você quer saber mais detalhes sobre a Autoclave e a Estufa veja o vídeo abaixo!

Beijos e até a próxima!