Dicas Manicures Iniciantes

O perigo da Base Bomba

Os cuidados e embelezamento das unhas é conhecido há mais de três mil anos, e muitas vezes eram atos que simbolizavam poder e riqueza. O tempo foi passando e a maneira de esmaltar as unhas foi mudando, produtos naturais que eram utilizados foram substituídos por químicas mais fortes.

Hoje quero falar sobre o perigo das “bases bombas” aquelas bases caseiras que prometem fortalecer as unhas. Mas antes, vamos entender um pouco sobre as químicas que contém dentro dos nossos queridos frasquinhos.

O que é o esmalte

O esmalte é composto por 85% de solventes e 15% de plastificantes ou seja, criam uma película plástica nas unhas como se fosse uma tinta comum que pintamos a nossa casa. Mas o que são essas substâncias?

Solventes

Os solventes que encontramos nos esmaltes são substâncias tóxicas que afetam a saúde causando alergias, irritações na pele e em casos mais graves afetam os rins, sistema nervoso central, fígado e também afetam o meio ambiente. Os solventes mais comuns encontrados nos esmaltes são: Tuoleno, Álcool isopropílico, Dibutilftalato, Folmoldeído.

Resinas

As resinas são componentes que em contato com solventes criam uma espécie de película com brilho. É responsável pela fixação do esmalte. A nitrocelulose pode causar dermatite de contato.

Pigmentação

São componentes responsáveis pela cor dos esmaltes. Esses pigmentos podem ser encontrados em rochas, minérios, flores, folhas até mesmo sinteticamente.

Agora que você já sabe como são as bases e esmaltes, quero que você reflita na seguinte pergunta “Por que criar uma base caseira”? Os produtos criados em fábricas por químicos profissionais são capazes de causar alergias e até mesmo problemas sérios para a saúde, então por que “criar” uma base misturando ingredientes culinários que não fazem efeito algum para as unhas?

Alho, azeite, cravo etc não existem nada cientificamente que comprove a eficácia deles para as nossas unhas muito pelo contrário, quando misturados em bases cheias de componentes químicos já vindo de fábrica, formam bactérias que se proliferam dentro do vidrinho causando mal cheiro, bolor. Nasce então a famosa “Base Bomba”, uma bomba para a sua saúde.

O mercado da beleza disponibiliza diversas bases fortalecedoras para diversos tipos de necessidades. Não faça receitas caseiras, elas não funcionam e podem afetar a sua saúde. Para ter unhas fortes, saudáveis é preciso ter uma boa alimentação, suplementos vitamínicos e em alguns casos acompanhamento médico.

Em casos de alergias, utilize bases e esmaltes antialérgicos. Muitas marcas criaram esmaltes que estão livres de substâncias que afetam a saúde. Existem marcas criando produtos totalmente orgânicos que não afetam os animais e meio ambiente.

Faça a sua escolha saudável e não crie ou utilize bases ou esmaltes caseiros. Isso poderá te prejudicar futuramente.

Me siga nas redes sociais!

FacebookInstagram